Apresentação
Localizado próximo ao km 100 da rodovia João Leme dos Santos (SP-264), o Campus Sorocaba da UFSCar tem 70 hectares de extensão e 48 mil m² de área construída, distribuídos entre três centros acadêmicos – Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) e Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT). O Campus possui dois edifícios de aulas teóricas, 62 laboratórios, três auditórios, biblioteca, restaurante universitário, lanchonete, ambulatório, quadra esportiva e pista de atletismo.
Do início da sua implantação em 2006, ainda nas instalações da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) e da empresa NCH, o Campus Sorocaba mais que triplicou o número de seus cursos de graduação. Atualmente, são 14 graduações oferecidas e dez programas de pós-graduação, além das mais de mil atividades de extensão em diferentes áreas do conhecimento. No contexto atual, o Campus Sorocaba conta com aproximadamente 3 mil alunos em atividade; 185 docentes em regime de dedicação exclusiva, sendo 99% doutores; e 110 servidores técnico-administrativos comprometidos com o desenvolvimento da Universidade. O quadro de pessoal é composto também por 12 professores substitutos; 41 estagiários.
Em 2016, o Campus Sorocaba celebrou 10 anos de expansão física, fortalecimento institucional e, principalmente, de ampliação das suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na última década foram estreitados laços com a cidade de Sorocaba e sua região metropolitana, construindo uma identificação da Universidade com o município, visando a expansão do conhecimento. Nesse período foram firmadas mais de 400 parcerias com empresas e outras organizações públicas e privadas. Sorocaba, que tem cerca de 660 mil habitantes, se destaca como um polo de desenvolvimento industrial com forte tendência ao turismo de negócios. Sua produção industrial chega a mais de 120 países, atingindo um PIB acima dos R$ 32 bilhões, o décimo nono maior do País, a frente de capitais como São Luís, Belém, Vitória, Natal e Florianópolis. As principais bases de sua economia são os setores de indústria, comércio e serviços, com mais 22 mil empresas instaladas, sendo mais de duas mil delas indústrias. Têm destaque as indústrias de máquinas, siderurgia e metalurgia pesada, indústria automobilística, autopeças, mecânicas, indústrias têxteis, equipamentos agrícolas, químicas, petroquímicas farmacêuticas, papel e celulose, produção de cimento, energia eólica, eletrônica, ferramentas, telecomunicações entre outras
Além disso, Sorocaba tem opções diversificadas de lazer e cultura e sua integração com o meio ambiente acontece em lugares como o jardim zoológico, trilhas para caminhada e parques com áreas verdes, matas ciliares preservadas, lagos, córregos, nascentes e trilhas para atividades educativas. Nesse contexto, o Campus Sorocaba da UFSCar colabora com o desenvolvimento local, a partir da formação de profissionais e cidadãos críticos e com a produção de conhecimento científico e tecnológico de alta qualidade.