Notícia

Gisele Bicaletto - Publicado em 12-02-2026 13:00
UFSCar participa de eventos sobre dor e cuidados paliativos pediátricos
Grupo da UFSCar durante evento na Turquia (Foto: Acervo pessoal)
Grupo da UFSCar durante evento na Turquia (Foto: Acervo pessoal)
O Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar representou a Instituição em dois eventos internacionais recentes que abordaram temáticas relacionadas a dor pediátrica e cuidados paliativos pediátricos. Participaram das atividades alunos do curso de Medicina da UFSCar e Esther Ferreira, docente do DMed, coordenadora do projeto HUPEDCARE - Ensino Superior como motor na Humanização do Cuidado da Dor Pediátrica - e coordenadora do projeto de extensão Rede Brasileira de Cuidados Paliativos Pediátricos.

Na Turquia, o grupo participou da I Formação Internacional do Projeto HUPEDCARE, realizada na Universidade Bilgi, em Istambul. Durante o evento, ocorreram reuniões, encontros, aulas e demais atividades em torno da temática da dor pediátrica, em diversos idiomas, incluindo Português, Inglês, Espanhol e Turco. A participação da UFSCar neste projeto representou uma importante oportunidade de trocas técnicas e culturais, além de fomentar a pesquisa nas áreas de dor pediátrica e cuidados paliativos pediátricos. O Núcleo de Estudos em Dor e Cuidados Paliativos, grupo de pesquisa do CNPq liderado por Esther Ferreira, teve oportunidades de intercâmbio de experiências, novas ideias e potenciais projetos de pesquisa futuros.

Além de Ferreira, participaram no encontro na Turquia a professora Cristina Helena Bruno, do DMed, e os alunos Rayanne Vieira França, Hélio Rubens Veçoco Filho, Noahn Gabriel Silva Pereira e Leandro Saito, integrantes do projeto. "Essa participação fortalece a representatividade da UFSCar, demonstra o compromisso institucional com educação inovadora e cuidados pediátricos de excelência e amplia a presença da Universidade em redes internacionais de colaboração", considerou Esther Ferreira.

Em Londres (Reino Unido), a equipe da UFSCar participou de uma reunião presencial na sede da Global Treehouse Foundation, também com foco nas mesmas temáticas. Junto à professora Esther Ferreira, estavam os alunos de Medicina da UFSCar Noahn Gabriel Silva Pereira e Leandro Saito, e Laura Dale-Harris, Diretora Executiva da Global Treehouse Foundation.

A Global Treehouse Foundation é uma organização internacional dedicada a apoiar iniciativas em cuidados paliativos pediátricos, promovendo intercâmbio de conhecimento, capacitação profissional e desenvolvimento de redes globais de colaboração para melhorar a assistência a crianças com necessidades complexas de saúde. Durante o encontro, foram discutidas parcerias institucionais, o alinhamento estratégico do projeto HUPEDCARE, o planejamento do Congresso de Cuidados Paliativos Pediátricos, previsto para maio de 2026 na UFSCar, e colaborações futuras em outros eventos, ensino, pesquisa e extensão, ampliando o impacto do projeto para além de 2026. 

"A reunião proporcionou trocas técnicas e culturais, possibilitou ao grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Dor e Cuidados Paliativos o planejamento de novas ações e projetos de pesquisa futuros e fortaleceu a presença internacional da UFSCar na área de cuidados pediátricos e paliativos, além de controles de sintomas, como a dor pediátrica", destacou a docente da UFSCar.

HUPEDCARE
O projeto é financiado pelo programa Erasmus+ e tem como objetivo modernizar a formação acadêmica e profissional em cuidados da dor pediátrica, integrando Tecnologias de Informação e Comunicação e estruturas curriculares flexíveis que abordem a humanização do cuidado da dor pediátrica. A iniciativa reúne universidades da Europa, África e América Latina, envolvendo 8 países e 15 universidades, visando criar conhecimento aplicado, desenvolver soluções tecnológicas para colaboração acadêmica em dor pediátrica e promover cuidados humanizados para crianças.