Notícia

Gisele Bicaletto - Publicado em 30-10-2025 16:00
UFSCar no Torneio Pajé e nos Jogos Universitários Brasileiros
Eventos esportivos com integrantes da UFSCar (Arte: CCS-UFSCar)
Eventos esportivos com integrantes da UFSCar (Arte: CCS-UFSCar)
O mês de outubro traz marcas importantes do esporte na comunidade acadêmica da UFSCar. A realização da edição 2025 do Torneio Pajé e a participação de estudantes da Instituição nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) reforçam a prática esportiva como ferramenta de socialização, inclusão, união e saúde.

Os JUBs foram realizados entre 13 e 16 de outubro, em Natal (RN), e a UFSCar contou com atletas na Natação - Enzo Bertollo, estudante do curso de Engenharia Física; Luca Quirino, da Engenharia Civil; Ivan Martinotto, da Engenharia da Computação; e Gabriel Barbosa, estudante de Educação Física. Entre as 66 universidades brasileiras que participaram da modalidade, a UFSCar conquistou a 27ª colocação por equipes, sendo que a melhor marca individual foi do atleta Luca Quirino, que ficou em 9º lugar na prova dos 200 metros nado costas.

Os Jogos Universitários Brasileiros são um campeonato que acontece por convocação e, na fase estadual deste ano, a UFSCar ficou em segundo lugar na classificação por equipes. "É a competição universitária de mais alto nível do País e conta, inclusive, com  finalistas de campeonatos mundiais e olímpicos. Ver os meninos obterem esses resultados nos traz uma satisfação enorme", relata Guilherme Henrique Messias, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e integrante da diretoria do time. Imagens da competição podem ser acessadas no Instagram da equipe.

Torneio Pajé
Entre os dias 17 e 18 de outubro, aconteceu a edição 2025 do Torneio Pajé "Da homenagem à tradição", que reuniu estudantes indígenas de diferentes povos para competições em várias modalidades na UFSCar. Mais do que um torneio esportivo, foi um espaço de integração, celebração, pertencimento e resistência da presença indígena na Universidade. Além das atividades mais tradicionais, como natação, futsal e vôlei de areia e quadra, também houve esportes da cultura indígena como corrida com tora e cabo de guerra.

O evento teve início em 2015 e seu nome é uma homenagem a Paulo Augusto dos Santos, do povo Pankararu, de Pernambuco, cujo apelido era Pajé. Ele foi estudante da UFSCar e grande entusiasta do esporte. Ele faleceu em 2015 e foi a inspiração para a criação do Torneio, símbolo de vida, união e coletividade.

De acordo com o Centro de Culturas Indígenas (CCI) da UFSCar, o Torneio, "além de manter viva a memória de Pajé, se consolida como um importante evento esportivo na Instituição, uma das universidades com maior presença indígena. Essa diversidade cultural é um patrimônio que fortalece toda a comunidade acadêmica". No Instagram do CCI (@cciufscar) estão os registros completos deste evento que reuniu dezenas de estudantes da Instituição.