Notícia

Gisele Bicaletto - Publicado em 18-09-2025 15:00
Caminhos do Trabalho celebra primeiro ano de atividades
Projeto celebra formação de estudantes, parcerias e ampliação de rede de pesquisa (Divulgação)
Projeto celebra formação de estudantes, parcerias e ampliação de rede de pesquisa (Divulgação)
O projeto "Caminhos do Trabalho UFSCar" celebra seu primeiro ano de atividades. A iniciativa atende trabalhadores e trabalhadoras vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O ponto principal é apoiar esse público a ter seus direitos reconhecidos a partir do estabelecimento do nexo causal e emissão de documentos relacionados, como a Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT), essencial para pedidos de benefícios junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Neste primeiro ano foram atendidos trabalhadores de São Carlos e região.

A atividade de extensão é coordenada por Vivian Mininel, docente do Departamento de Enfermagem, e também possibilitou a formação interprofissional de estudantes de graduação e pós-graduação para atuação com as demandas em Saúde do Trabalhador através das discussões de caso, atendimentos, elaboração de documentos e acompanhamento das ações locais e nacionais do Projeto.

O objeto central da ação é fornecer orientação e atendimento multidisciplinar à saúde de trabalhadores e trabalhadoras com foco na avaliação do nexo entre agravo e trabalho. A atividade conta com a participação de docentes e estudantes da UFSCar de diversos cursos da área da Saúde, além de apoio médico e consultoria jurídica da Coordenação Nacional do Projeto.

Dentre as conquistas importantes neste primeiro ano de projeto, Mininel destaca o estabelecimento de uma rede de pesquisa nacional, coordenada pela Fundacentro, e com participação de 15 universidades públicas de diferentes estados. "Esse espaço de trocas e construção coletiva de conhecimentos tem favorecido a formação dos estudantes de graduação e pós-graduação, bem como estimulado essa área de pesquisa e extensão", pontua. O fortalecimento da parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de São Carlos é outra conquista do projeto nesse ano inicial, principalmente porque a atividade coincidiu com a habilitação do Cerest no município. "Foi possível estabelecer e intensificar a parceria ensino-serviço por meio de atendimentos e discussão de casos em conjunto. Sem dúvidas, o projeto soma esforços ao Cerest na consolidação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e nas ações transversais do campo da Saúde do Trabalhador", celebra. 

De acordo com a equipe do "Caminhos do Trabalho UFSCar", a expectativa para o próximo ano é ampliar a capacidade de atendimentos por meio de uma parceria com o Hospital Universitário (HU) da UFSCar. "A ideia é aumentar a capilaridade do Projeto e sua possibilidade de alcance", conclui Miniel.

O atendimento do Projeto é totalmente gratuito e os trabalhadores interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (16) 3351-9600. Mais informações podem ser acessadas no Instagram.