Notícia

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar, Caroline dos Santos Spindola, teve dois trabalhos relacionados ao seu estudo de mestrado premiados em eventos recentes. A pesquisa, em andamento, é intitulada "Envelhecendo experiências de pessoas idosas, vínculos familiares, serviços sociais e exclusão digital", e tem orientação do professor Eduardo Name Risk, docente do Departamento de Psicologia (DPsi) e do PPGPsi da Universidade.
Caroline recebeu menção honrosa no II Congresso Nacional Multiprofissional em Gerontologia (modalidade pôster) realizado em julho de 2025. Outra conquista foi o Troféu Chico Pirata pela apresentação mais bem avaliada no eixo "Estratégias de Gestão e Desenvolvimento Social", no 1º Seminário de Vigilância Socioassistencial de Piracicaba: Inovação e Assistência Social, realizado em novembro de 2024.
Caroline Spindola iniciou seu mestrado em março de 2024. Em seu trabalho, a pesquisadora busca identificar como idosos que frequentam serviços de convivência se relacionam socialmente, analisando suas percepções sobre o processo de envelhecimento, suas concepções sobre família e o acesso a direitos sociais por meio de plataformas virtuais.
A mestranda da UFSCar acredita que, para obter esse reconhecimento, foram considerados no estudo diferenciais como "a relevância social, a prática e teórica da temática investigada, a escolha do público-alvo (população idosa) e a metodologia aplicada. Além disso, o rigor científico adotado e as potencialidades de desdobramentos futuros da pesquisa contribuíram para esse reconhecimento".
A pesquisa envolveu sete etapas de coleta de dados presenciais com grupos distintos. Participaram 86 pessoas, que responderam a dois questionários: sociodemográfico e o de envelhecimento, Internet e lazer, por ocasião da realização de grupos presenciais de convivência com a população-alvo.
Segundo a mestranda, na primeira etapa, os pontos que mais chamaram a atenção foram a centralidade do corpo como representação do envelhecimento, as dinâmicas das concepções e relações familiares e a potência dos vínculos sociais.
Mais informações sobre o trabalho podem ser consultadas diretamente com Caroline Spindola pelo e-mail carolinespindola@estudante.ufscar.br.