Notícia

Denise Britto - Publicado em 04-06-2025 13:00
Estudo investiga microagressões e ansiedade em estudantes de Matemática
Pesquisa convida estudantes de Matemática para responderem a questionário  (Imagem: Pixabay)
Pesquisa convida estudantes de Matemática para responderem a questionário (Imagem: Pixabay)

Uma pesquisa na área da Psicologia da UFSCar está investigando, em estudantes de Matemática, indícios de ansiedade matemática relacionados a situações e vivências negativas durante o processo de aprendizagem - as chamadas microagressões. Para isso, está convidando graduandos em licenciatura ou bacharelado em Matemática de todo o País para responderem a um questionário online.

"A Ansiedade Matemática (AM) foi identificada pela primeira vez em 1957, por meio de um estudo conduzido por Dreger e Aiken Jr., nos Estados Unidos, quando identificaram que esses universitários apresentavam um padrão típico de reações emocionais diante da Matemática. Essas reações envolvem fuga e esquiva em relação ao estudo da Matemática, sensações fisiológicos desagradáveis, como taquicardia e alteração de pressão arterial, além de esquecimento e autoatribuições negativas", explica João dos Santos Carmo, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, coordenador da pesquisa. "Essa situação tem gerado um número crescente de erros nos exercícios e provas de Matemática, reprovações e desistência de aprender Matemática", alerta o docente.

Segundo ele, estudos têm investigado a possibilidade de que a Ansiedade Matemática esteja diretamente relacionada a contextos aversivos de aprendizagem nessa disciplina, no que diz respeito à exposição do estudante a situações de vivências negativas, conhecidas atualmente como microagressões. "Estas se constituem em pequenos episódios de depreciação em aulas de Matemática, humilhação, exposição a situações vexatórias que, a longo prazo, podem não só gerar desconforto como também fragilidade emocional em relação à Matemática". O docente ressalta que episódios de microagressão podem ocorrer em qualquer nível de ensino (Fundamental, Médio e Superior).

O professor continua: "a literatura internacional tem identificado a presença de AM em futuros professores de Matemática. No entanto, nenhum estudo foi conduzido especificamente com universitários matriculados em cursos de licenciatura ou bacharelado em Matemática, sobretudo em relação à presença de microagressões relacionadas a essa disciplina. A identificação da relação entre AM e microagressões poderá elucidar questões em relação à formação de futuros professores de Matemática, o que implica na análise e revisão de posturas autoritárias e repressivas por parte dos formadores".

O estudo
O trabalho, intitulado "Relações entre vivências de microagressões e indícios de ansiedade: Ansiedade Matemática em estudantes de licenciatura e bacharelado em Matemática", faz parte de uma ampla pesquisa nacional coordenada pelo professor da UFSCar e vinculada ao Laboratório de Estudos Aplicados à Aprendizagem e Cognição (LEAAC) da Universidade. O trabalho envolve uma investigação em torno das relações entre AM, microagressões e procrastinação relacionada à Matemática, em estudantes de Pedagogia e de Matemática, bem como docentes formados nestes cursos. Parte da coleta ficará a cargo da estudante de Iniciação Científica Ana Carolina Rodrigues Marim, do curso de graduação de licenciatura em Matemática.

Participação
Podem participar estudantes universitários de bacharelado ou licenciatura em Matemática de todo o Brasil. A participação é online, dividida em duas etapas: 1. Concordância com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE); 2. Aplicação do formulário com perguntas sobre seu perfil, Ansiedade Matemática e experiências anteriores. O tempo estimado de resposta é de 10 minutos, com link de acesso em https://bit.ly/43iOtmm. Dúvidas podem ser encaminhadas por e-mail para Ana Carolina Marim (ana.marim@estudante.ufscar.br) ou para o professor João dos Santos Carmo (jcarmo@ufscar.br). Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 81516924.8.0000.5504).