Analice Gaspar Garcia - Publicado em 18-04-2024 13:00
Luiz Antonio Pessan é indicado para assumir Diretoria da CAPES
A nomeação de Pessan deve ser publicada nas próximas semanas
Luiz Antonio Pessan, docente no Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar, foi indicado pela Presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para assumir a Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB) do órgão. A nomeação deve ser publicada nas próximas semanas.

"Recebi a indicação com muita alegria. Enquanto pesquisador e docente da UFSCar, será uma honra estar à frente da Diretoria de Programas e Bolsas no País. Trabalharei para contribuir com o desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), aperfeiçoando o que já tem sido feito e propondo novas ações, a partir de muito diálogo com a comunidade", registra Pessan. Atuar de forma estratégica para a redução das assimetrias existentes no País nas diversas áreas do conhecimento, de forma a estimular a formação das pessoas com excelência em diferentes áreas estratégicas, está nos planos do professor à frente da Diretoria.

A Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, parabeniza Pessan pela indicação e evidencia a relevância de sua nomeação, tanto para a UFSCar quanto para a pós-graduação brasileira. "É motivo de imenso orgulho para a nossa comunidade ter um de seus representantes na Diretoria de Programas e Bolsas da Capes. Agora, mais do que nunca, faz sentido uma fala comum, de que ?a Capes somos nós?, no sentido de que é a comunidade de pesquisa que deve, cada vez mais, refletir e construir as políticas públicas para a produção de conhecimento científico e para a formação de pessoas com base naquilo que vislumbramos como prioridades e necessidades para o Brasil, sempre em diálogo com diferentes segmentos da sociedade", registra a dirigente. "Desejo ao professor Pessan uma gestão com muitos frutos, e desde já me coloco à disposição para apoiá-lo no que estiver ao alcance da UFSCar", conclui.

Luiz Antonio Pessan
Graduado e mestre em Engenharia de Materiais pela UFSCar, Pessan fez o doutorado e o pós-doutorado nos Estados Unidos, na University of Texas at Austin. Desde 2022, vinha atuando como Coordenador da Área Engenharias II da Capes e, também, como Membro Titular do Conselho Consultivo da SciELO - Brasil.

Suas áreas de pesquisa contemplam membranas, filmes e barreiras poliméricas; blendas poliméricas; tenacificação de plásticos; nanocompósitos poliméricos, manufatura aditiva e permeação e sorção em polímeros.