Fabricio Mazocco - Publicado em 28-03-2023 15:00
Professor da UFSCar recebe Prêmio Confap de CT&I
O professor Edgar Zanotto recebendo o Prêmio. (Foto: Chico Max/Divulgação Confap)
O professor Edgar Dutra Zanotto, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar, recebeu, no último dia 23 de março, o prêmio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) de Ciência, Tecnologia e Inovação "Professora Odete Fátima Machado da Silveira". A cerimônia foi realizada no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em São Paulo, durante a programação do Fórum Nacional Confap.

Zanotto foi indicado pela Fapesp e premiado em primeiro lugar na categoria Ciências Exatas. "Esse prêmio é 'ultra' prestigioso porque são as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que indicam os candidatos. No estado de São Paulo, são muitos os pesquisadores nessa área e fui escolhido pela Fapesp, o que para mim já representa um prêmio", afirmou Zanotto.

Ao todo, seis iniciativas de quatro FAPs foram agraciadas nas duas categorias do Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I (Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I e Gestão e Desenvolvimento Organizacional), e 15 pesquisadores e três profissionais de comunicação foram premiados nas seis categorias do Prêmio: Pesquisador Destaque (Ciências da Vida, Ciências Exatas e Ciências Humanas); Pesquisador Inovador (Inovação para o Setor Empresarial e Inovação para o Setor Público) e Profissional de Comunicação. Outra pesquisadora indicada pela Fapesp,  Helena Bonciani Nader, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), recebeu a premiação na categoria Ciências da Vida.

Em sua 2ª Edição, o Prêmio Confap de CT&I é uma iniciativa do Conselho Nacional das FAPs, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e visa reconhecer o trabalho de pesquisadores que se destacaram em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados geraram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira.

Mais informações e a lista de todos os premiados podem ser conferidas neste link. A cerimônia de premiação pode ser acompanhada pelo YouTube.