Adriana Arruda - Publicado em 24-10-2022 07:00
Cientistas da UFSCar analisam o Brasil que vai às urnas
Vídeos trazem reflexões de cientistas da Universidade (Imagem: Maurício Xavier)
Com o intuito de trazer, para o debate, o Brasil que vai às urnas em 2022, o Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar acaba de lançar vídeos curtos com análises de docentes, pesquisadores e pesquisadoras da Instituição, de áreas como Ciência Política, Sociologia e Ciências Sociais, sobre a temática.

Os materiais foram produzidos no escopo da série "Fala, Cientista!", uma iniciativa que traz a comunidade universitária para comentar, com embasamento científico, temas da atualidade que causam dúvidas, questionamentos, curiosidades ou inseguranças à população.

Em "Que Brasil vai às urnas?", os episódios englobam temáticas como relações étnico raciais, Sociologia do trabalho, Sociologia da religião, partidos políticos, militarismo e segurança pública, relacionando o contexto de cada uma delas com a realidade vivida no País em 2022.

Até o momento, participam das análises os docentes Pedro Floriano RibeiroPiero Leirner, do Departamento de Ciências Sociais (DCSo); além de Aline Suelen Pires, André Ricardo de Souza, Jacqueline Sinhoretto e Priscila Medeiros, do Departamento de Sociologia (DS).

Os vídeos serão publicados ao longo desta semana, no site do Instituto, e em suas redes sociais (InstagramTwitter).

Sugestões de temas e participantes para a série "Fala, Cientista!" podem ser enviadas ao e-mail culturacientifica@ufscar.br.