Adriana Arruda - Publicado em 30-09-2022 07:00
ICC lança projeto para construir rede de semeadores de conhecimento
Iniciativa terá diversos participantes - de cientistas experientes a crianças e jovens (Imagem: ICC)
No escopo das atividades de comemoração de seu primeiro aniversário, o Instituto da Cultura Científica "William Saad Hossne" (ICC) da UFSCar lança, nesta sexta-feira, dia 30 de setembro, o projeto "Sementes da Cultura Científica".

O intuito é construir uma rede de semeadoras e semeadores de conhecimento, com participantes de variados perfis - de cientistas experientes até, posteriormente, crianças e jovens que possam ser sementes em suas escolas, famílias e comunidades.

Nesse sentido, a iniciativa visa fomentar a cultura científica para além dos muros da Universidade.

Integrantes do projeto realizarão atividades relacionadas à disseminação do conhecimento científico, como participação em debates, eventos e outras oportunidades de diálogo com a sociedade sobre diferentes temas nos diversos campos de conhecimento, inclusive dentro de escolas; apoio à equipe do ICC na identificação de fontes para atendimento à imprensa; recebimento de notificação de conteúdos de comunicação pública da Ciência produzidos pelo ICC ou parceiros; e apoio em compartilhamento em redes sociais e outros canais.

Em contrapartida, as sementes da UFSCar terão a possibilidade de receber suporte para projetos que se encaixem no escopo da comunicação pública da Ciência; treinamento para uso de redes sociais e outros canais para a disseminação de conhecimento; espaço no site do ICC para a publicação periódica de textos (ou outros materiais) de divulgação em sua área de conhecimento; área no site do ICC com informações sobre a sua área de atuação, produção científica, projetos de extensão; dentre outros.

"Redes são uma ideia muito presente no nosso cotidiano atual, e estamos em um momento de crítica a elas, mais especificamente às redes sociais, devido à crise de desinformação e notícias falsas que vivemos. No entanto, elas não são positivas ou negativas por natureza, são o que fazemos delas. Assim, pensamos o Sementes como estratégia para aproveitar o potencial que relacionamentos geram", situa a Diretora do ICC, a jornalista Mariana Pezzo. "Cada um de nós, sozinho, tem alguma força. Mas, juntos, valorizando nossos objetivos comuns e, ao mesmo tempo, nossas diferenças, podemos ir muito mais longe", avalia.

Em sua etapa piloto, o projeto já conta com as primeiras sementes (pesquisadores e pesquisadoras da UFSCar), que marcam este lançamento por meio de vídeos curtos, a serem disponibilizados no site, no Instagram e no Twitter do ICC ao longo do dia de hoje, 30/9.

Nesta estreia, os docentes Adilson de Oliveira, do Departamento de Física (DF), e Natália Oiring, do Departamento de Gerontologia (DGero), ambos do Campus São Carlos; Tathiane Milaré, do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar), Campus Araras; e Walter Waldman, do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM-So), Campus Sorocaba, comentam quem (ou o que) foi semente para se interessarem pela Ciência e se tornarem cientistas. Também refletem sobre os motivos que os levaram a também serem sementes, e de quais maneiras fazem isso atualmente.

Demais vídeos, de outros cientistas participantes, entrarão continuamente no site e nas redes sociais do Instituto.

Pessoas interessadas em fazer parte do "Sementes da Cultura Científica" da UFSCar podem preencher o formulário, disponível no site do ICC.