Fabricio Mazocco - Publicado em 29-09-2022 13:00 - Atualizado em 03-10-2022
Coleção Estruturas de Concreto será lançada em 12 de outubro
Livro conta com participação de docentes da UFSCar (Imagem: Reprodução)

No dia 12 de outubro, o Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon) lança o primeiro volume da Coleção Estruturas de Concreto, o "Estruturas de Concreto Armado - Volume 1 - Capítulos Básicos B1 a B9". O livro contou com participação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por meio do professor Guilherme Parsekian (um dos editores) e das professoras Margot Fabiana Pereira Milani e Glaucia Maria Dalfré (autoras de capítulos), todos do Departamento de Engenharia Civil (DECiv).

Fruto de parceria entre o Ibracon e a Associação Brasileira  de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), essa publicação tem por objetivo disponibilizar material que represente a engenharia brasileira e seja referência tanto na formação sobre Projeto de Estruturas de Concreto Armado como na atuação profissional de engenheiros civis.

"A publicação trata do comportamento, dimensionamento e projeto de estruturas de concreto, desde conceitos básicos sobre histórico, materiais e elementos, dimensionamento de lajes, vigas, pilares, fundações e outros elementos especiais em concreto armado", explicou Parsekian.

É o primeiro livro de uma coleção que terá ainda dois outros volumes, previstos para serem lançados em 2023 e 2024, respectivamente. "O primeiro volume e segundo volume contemplam tópicos básicos, fundamentais no ensino de curso de graduação em Engenharia Civil. O terceiro volume contempla tópicos complementares, aprofundando os conceitos e pode ser utilizado em cursos de pós-graduação. Todos os volumes são fundamentais também para profissionais atuantes que desejam se atualizar", acrescentou o professor.

Parsekian participou como um dos cinco editores, juntamente com Alio Ernesto Kimura (TQS Informática), Luiz Carlos de Almeida (Unicamp), Sergio Hampshire de Carvalho Santos (UFRJ) e Túlio Nogueira Bittencourt (USP), tendo a responsabilidade de coordenar todo o projeto, no desenvolvimento de todos os capítulos.

Cada capítulo tem cinco autores. No primeiro volume, Milani participa dos capítulos "B3 - Análise de Sistema Estruturais" e "B5 - Comportamento Conjunto entre Armadura e Concreto", e Dalfré dos capítulos "B7 - Flexão Normal Simples - Vigas e Lajes - ELU" e "B8 - Força Cortante - Viga e Laje Maciça". A publicação contou também com a participação do professor aposentado da UFSCar Roberto Chust Carvalho, como um dos autores do capítulo "B8 - Força Cortante - Viga e Laje Maciça".

"A publicação contribui na disponibilização de material didático de excelência para formação profissional na área de engenharia de estruturas, especificamente em concreto armado. Houve ainda um 'efeito secundário' do projeto, que foi a grande interação entre os autores de todas regiões do Brasil, o que contribuiu para a formação de grupos de estudo e pesquisas futuras. O próprio desenvolvimento de futuras normas técnicas na área deverá ter influência dos grupos criados neste projeto", finalizou.

O lançamento acontece no dia 12 de outubro, durante o Congresso Brasileiro do Concreto, que será realizado em Brasília. A publicação poderá ser adquirida no site do Ibracon.