João Eduardo Justi - Publicado em 21-06-2022 17:00
Projeto Retratos do Confinamento estreia exposição fotográfica
Exposição é gratuita e aberta ao público (Imagem: Divulgação)
No dia 22 de junho, o projeto fotográfico "Retratos do Confinamento (Photos of Confinement) - Uma leitura dos pensamentos, emoções e desejos da quarentena" inaugura exposição fotográfica no saguão da Biblioteca do Campus Sorocaba (B-So) da UFSCar.

No dia da abertura, às 15 horas, será realizada roda de conversa sobre a pandemia, na Sala Multiuso 1 da B-So, seguida de uma apresentação do projeto por parte dos curadores da exposição. A mostra poderá ser visitada até o dia 29 de julho, nos horários de funcionamento da Biblioteca: de segunda a quinta-feira, das 13 às 22 horas, e às sextas-feiras, das 9 às 18 horas. A participação na roda de conversa e a visitação são gratuitas e abertas a toda comunidade, inclusive para quem não tem vínculo com a UFSCar.

Como fruto de uma construção coletiva entre membros da comunidade universitária e colaboradores externos, brasileiros e internacionais, o projeto recebeu ao longo de 2020 e 2021 contribuições em sua conta do Instagram - @photosofconfinement. A exposição possui enfoque nos cotidianos da quarentena iniciada em 2020, devido à pandemia do Covid-19, com imagens que formam uma narrativa a respeito dos pensamentos, emoções e desejos presentes no dia a dia do período de isolamento social.

A mostra conta com 38 imagens selecionadas dentre 366 postagens, de autores de diversas regiões do Brasil, incluindo registros de fotógrafos internacionais, com destaque para os israelenses Anat Parnass, radicada no Japão, e Eyal Warshavsky. As fotos contrastam aspectos do cotidiano de pessoas que vivem em zonas urbanas e rurais, sugerindo uma narrativa a respeito da diversidade humana, do emaranhamento do pensar, do sentir e do querer provocado pelo confinamento.

A exposição tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) e da B-So. A realização é de responsabilidade do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So), a partir de uma iniciativa de alunos do Master in Bussiness Innovation (MBI), e inspirada nos estudos do espaço biográfico do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas, Formação e Trabalho Docente (NEPEN).