Adriana Arruda - Publicado em 10-11-2021 18:05
Editora e docentes da UFSCar estão entre finalistas do Prêmio Jabuti
Obra publicada pela EdUFSCar é finalista na categoria Economia Criativa (Imagem: Reprodução)

O Prêmio Jabuti 2021 divulgou os 10 finalistas em cada uma das suas 20 categorias, e em duas delas a  UFSCar está presente.

Piero de Camargo Leirner, docente do Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da Universidade, é autor de "O Brasil no espectro de uma guerra híbrida", finalista na categoria Ciências Sociais.

Já a obra "Engajamento e reflexão transversal em Economia Solidária", publicada pela EdUFSCar, é finalista na categoria Economia Criativa. São organizadores do livro André Ricardo de Souza, docente do Departamento de Sociologia (DS), Isabela Aparecida de Oliveira Lussi, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO), e Maria Zanin, docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) - todos da UFSCar.

O livro publicado pela EdUFSCar visa disseminar o conhecimento sobre diferentes aspectos da Economia Solidária, conforme sintetiza Souza. "A obra contribui para a reflexão, tanto de pesquisadores quanto de militantes engajados, na proposta de organização socioeconômica pautada por princípios igualitários e democráticos. Ela apresenta um balanço qualificado da maneira como a Economia Solidária vem sendo organizada em países como Brasil, Argentina, Espanha e França, e os desafios enfrentados para a efetivação de sua proposta central, que é a democratização socioeconômica", apresenta o docente.

A publicação reúne textos apresentados no II Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária (Conpes), realizado na UFSCar em 2018. Como o título sugere, o livro fomenta uma reflexão transversal acerca da Economia Solidária, com foco em debates que perpassam países e regiões, a partir do olhar de diversos pesquisadores, cada qual com suas perspectivas teórico-metodológicas. "Há, também, a contribuição de ativistas engajados em fóruns de Economia Solidária, bem como reflexões sobre os desafios para os empreendimentos econômicos solidários (EES) no que tange às políticas públicas existentes e aos problemas do modelo econômico neoliberal, que minimiza o papel do Estado e idolatra o mercado capitalista", pontua Souza.

Os autores trazem casos de aplicação da Economia Solidária em diversos âmbitos e, principalmente, apontam os seus desafios. A obra contém textos de pesquisadores destacados internacionalmente, como Jean-Louis Laville, José Luis Coraggio e Helena Hirata, e também presta homenagem a dois militantes falecidos em 2018, importantes no campo da Economia Solidária e que participaram, respectivamente, dos I e II Conpes: o docente de Economia da Universidade de São Paulo (USP) Paul Singer e o economista e assessor de organizações não governamentais (ONGs) Ademar Bertucci. A obra pode ser adquirida no site da EdUFSCar.

Na próxima terça-feira, 16 de novembro, às 14h15, os autores dos livros indicados, juntamente com o Diretor da EdUFSCar, Wilson Alves-Bezerra, participam do programa "Na Pauta". Estarão presentes também finalistas de livros publicados pela EdUFSCar no Prêmio ABEU (Associação Brasileira de Editoras Universitárias). "Na Pauta" pode ser assistido nos canais UFSCar Oficial no Facebook e no YouTube.