Denise Britto - Publicado em 14-10-2020 13:00
Arte afro-brasileira é tema de simpósio online da UFSCar
Evento, gratuito, acontece dia 20 de outubro. Inscrições abertas (Imagem: Reprodução)
No dia 20 de outubro, terça-feira, às 19 horas, será realizado o III Simpósio de Arte Afro-brasileira do Campus Sorocaba da UFSCar. O evento tem como tema "O que vai do ateliê do/da artista negro/a para o mundo?".

Entre os objetivos, o Simpósio busca dar visibilidade à arte afro-brasileira, facilitando o acesso físico e linguístico às culturas de matriz africana, a fim de se pensar sobre uma formação artística voltada à constituição de espectadores críticos, uma pedagogia antirracista e o combate ao racismo estrutural.

Além disso, o Simpósio visa promover a ampliação de repertório cultural a partir do conhecimento de artistas das artes afro-brasileiras contemporâneas bem como inspirar ações pedagógicas que respeitem e incentivem a aplicação das leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, sobre a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar, da luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, das culturas negra e indígena brasileira.

O Simpósio tem como público-alvo profissionais da Educação - desde a Educação Infantil até o Ensino Superior -; pessoas vinculadas ao movimento negro; artistas; curadores de arte; estudantes de Arte, das diversas licenciaturas e da pós-graduação.

O evento terá como palestrantes Priscila Leonel e Flávio Cerqueira, artistas que compõem a cena da arte afro-brasileira contemporânea, para falarem sobre seus modos de produzir, seus espaços de trabalhos - o ateliê - suas obras e seus conhecimentos a partir da provocação do tema desta terceira edição. O evento contará com a mediação da professora Lucia Lombardi, do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So) do Campus Sorocaba. Mais informações sobre os palestrantes e suas obras podem ser obtidas em @ateliesexta e www.priscilaleonel.com (Priscila Leonel) e @flavinhocerqueira e https://flaviocerqueira.com (Flávio Cerqueira).

O III Simpósio de Arte Afro-brasileira é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais (GIAPE), do DCHE-So, e do Grupo de Pesquisa Formação Política de Professoras e Professores (GPForPP), vinculado ao Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So), todos do Campus Sorocaba da UFSCar.

Transmissão e inscrições
A transmissão é aberta e acontece a partir das 19 horas pela página do Facebook e pelo canal no YouTube, ambos do GIAPE.

As inscrições, gratuitas, pode ser feitas através deste formulário online. Haverá emissão de certificado aos participantes inscritos. Mais informações podem ser obtidas pela página do evento no Facebook.