Denise Britto - Publicado em 13-12-2019 13:00
Encontro celebra 10 anos do curso de Administração do Campus Sorocaba
História dos 10 anos do curso de ADM foi relembrada durante encontro (Foto: Divulgação)
No último dia 30 de novembro, a Coordenação do Bacharelado em Administração do Campus Sorocaba da UFSCar realizou um encontro comemorativo dos 10 anos do curso, destinado a toda a comunidade acadêmica que fez e faz parte dessa trajetória.

O evento aconteceu no auditório do Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT) e teve a presença de estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos, ex-professores e egressos - entre eles, Mayra Carvalho e Priscila Mattos Guarilla, alunas da primeira turma, iniciada em 2009, e Breno Sena, da turma de 2014, que deram depoimentos. Também foram feitas homenagens aos professores e técnico-administrativos do Departamento de Administração (DAdm-So). Ao final da solenidade, os presentes foram convidados a participar do plantio de uma árvore - um manacá da serra - doada pela professora Neila Conceição Cunha Nardy, do DAdm-So. Na sequência, a Orquestra Experimental do Campus Sorocaba fez um ensaio aberto com repertório de músicas brasileiras e, por fim, o Centro Acadêmico IX de Setembro promoveu um churrasco de confraternização.

Além desse encontro, a programação comemorativa dos 10 anos do curso contou com uma série de atividades ao longo do ano, incluindo aula magna, palestras, a 10ª Semana de Administração (SemAd), apresentações culturais do Projeto Guri e a 1ª Semana Científica da Administração.

O Bacharelado em Administração do Campus Sorocaba, coordenado pela professora Larissa Elaine Dantas de Araújo, do DAdm-So, teve início em 2009, a partir do Programa de Reestruturação das Universidades Federais (Reuni). Em 2011, foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), obtendo nota 4. Desde a primeira avaliação do Exame Nacional de Desempenho Estudantil (Enade), o curso da UFSCar obteve nota máxima (5) e despontou como um dos melhores da área no Brasil. Entre 2009 e 2019, já formou 254 estudantes e outros 41 estão finalizando a graduação este ano.

Egressos
Por ocasião da comemoração dos 10 anos, a professora Cristina Lourenço Ubeda, do DAdm-So e Coordenadora do Programa de Egressos do Curso de Administração #nós, realizou um levantamento de informações sobre os egressos. A ação obteve uma taxa de retorno de 20% dos formados e então foi possível traçar um perfil dos administradores egressos da UFSCar. "Eles se concentram na região de São Paulo; na sequência, estão distribuídos pela região de Sorocaba e alguns fora do País", afirma a professora. Atuam em diversas áreas; 92,2 % ocupam postos relacionados à formação acadêmica e 86,5% estão inseridos em empresas privadas. "Assim, é possível constatar que as diretrizes do curso estão sendo atendidas dado que os egressos atuam nas mais diversas áreas da Administração", analisa Ubeda, que destaca também o atendimento da demanda por profissionais com boa formação para atuação no estado de São Paulo, conforme prevê o Projeto Político-Pedagógico do Curso (PPC).

O Programa #nós foi criado em 2017 e envolve uma série de ações que visam fortalecer o vínculo entre os egressos, tanto entre si, como com a própria Instituição, de modo que o espírito de comunidade e o reconhecimento mútuo sejam vantagens claramente percebidas por todos.

Segundo Ubeda, a expectativa para os próximos anos é manter o curso no padrão de qualidade alcançado e fortalecer os pilares de ensino, pesquisa e extensão. "Com isso, a intenção é, conforme preconizado em seu PPC, formar profissionais que buscam produzir conhecimento crítico sobre o lugar e o papel do administrador, no sentido de permitir entendimento amplo e aprofundado sobre as demandas sociais, ambientais, legais e morais da prática da administração, para compreender e transformar a sociedade", conclui ela.