Mariana Pezzo - Publicado em 09-10-2019 13:00
Campus Sorocaba da UFSCar recebe Patricia Hill Collins
Primeiro livro da pesquisadora está sendo lançado no Brasil (Imagem: Divulgação)
O Campus Sorocaba da UFSCar recebe no dia 31 de outubro a pesquisadora Patricia Hill Collins, Professora Emérita de Sociologia na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. O evento acontece no marco do lançamento no Brasil da tradução do primeiro livro de Collins, publicado originalmente em 1990, "Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento". A obra, um clássico dos estudos de raça e gênero que tornou Collins conhecida, está sendo publicada pela primeira vez em Português pela editora Boitempo, parceira dos programas de pós-graduação em Educação (PPGEd-So) e em Estudos da Condição Humana (PPGECG-So) da UFSCar na vinda da pesquisadora a Sorocaba.

No livro, Collins mapeia os principais temas e ideias tratados por intelectuais e ativistas negras estadunidenses como Angela Davis, Bell Hooks, Alice Walker e Audre Lorde, e assim constrói um panorama do feminismo negro com referências de dentro e de fora da academia. Na mesma obra, a autora se coloca como uma das pioneiras na reflexão sobre a interseccionalidade das desigualdades sociais. A interseccionalidade - intersecção de identidades sociais e sistemas relacionados de opressão - é foco da apresentação de Patricia Hill Collins no Campus Sorocaba, intitulada "Interseccionalidade: desafios contemporâneos e novas perspectivas".

Devido à grande procura, foram abertas inscrições para o evento, já encerradas, mas os organizadores estão buscando concretizar transmissão online. Para quem se inscreveu, o evento acontece às 18 horas, no auditório do edifício ATLab, no Campus Sorocaba da UFSCar.

A realização do evento reúne um conjunto de parcerias, inclusive, além das já mencionadas, com organizações e movimentos negros e feministas da região de Sorocaba que farão apresentações culturais no dia da visita de Collins à Universidade. Dentre estas estão o Coral de Mulheres Negras de Sorocaba; Beco das Mina (apresentação de slam); Ananda Jacques e Thai Jenon; e Baque Mulher.

Também são parceiros na realização do evento a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), a Ação Educativa e o Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Os parceiros locais incluem, além dos já mencionados, o coletivo feminista Carolina de Jesus, o portal Nossa Voz, a União de Negros pela Igualdade (Unegro), Baobá - Grupo de Estudos Negros, o Núcleo de Cultura Afro-Brasileira (Nucab), o Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba (Momunes) e os conselhos municipais de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Sorocaba e dos Direitos da Mulher. Internamente à UFSCar, apoiam também o Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So), o Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG).