17/06/2025
Mostra Imersiva VR
O evento apresenta um panorama de filmes em realidade virtual premiados em importantes festivais internacionais. O objetivo é proporcionar experiências e reflexões sobre aproximações e rupturas em relação ao cinema tradicional e a outras artes, como o teatro imersivo e os jogos digitais, enfatizando o papel central do espectador na construção da experiência narrativa.
Esta iniciativa é fruto de discussões realizadas nas disciplinas "Estudos de cinema contemporâneo" e "Fotografia e vídeos digitais", do curso de Imagem e Som, a partir da leitura da dissertação de Alexandre Muniz, "Travessia pelo mundo das imagens: experimentações cinematográficas em realidade virtual na ocupação Nise da Silveira", que também assina a curadoria.
A mostra ocorre nos períodos da manhã e da tarde, com exibição de nove obras audiovisuais, nacionais e internacionais. Toda a comunidade acadêmica é convidada a prestigiar e se imergir nas narrativas, que serão apresentadas em Óculos de Realidade Virtual (VR).
As sessões são gratuitas, com agendamento prévio pelo link.
Esta iniciativa é fruto de discussões realizadas nas disciplinas "Estudos de cinema contemporâneo" e "Fotografia e vídeos digitais", do curso de Imagem e Som, a partir da leitura da dissertação de Alexandre Muniz, "Travessia pelo mundo das imagens: experimentações cinematográficas em realidade virtual na ocupação Nise da Silveira", que também assina a curadoria.
A mostra ocorre nos períodos da manhã e da tarde, com exibição de nove obras audiovisuais, nacionais e internacionais. Toda a comunidade acadêmica é convidada a prestigiar e se imergir nas narrativas, que serão apresentadas em Óculos de Realidade Virtual (VR).
As sessões são gratuitas, com agendamento prévio pelo link.
Local: Starteca, localizada no Piso 2 da Biblioteca Comunitária (BCo), área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.
Horário: 10:00
Realização: Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual (CENA), liderado por Alessandra Meleiro, docente do Departamento de Artes e Comunicação (DAC), e Entretenimento e Experiências Lúdicas Mediadas (ex.ludens), liderado por Dario Mesquita, docente do Mestrado Profissional em Produção de Conteúdo Multiplataformas (PPGPCM).
Mais informações: