A exposição "Mama África pede passagem", de Loany Santos e DaSilva e que estará na Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar somente entre os dias 6 e 11 de maio, é um chamado à escuta, ao aprendizado e à celebração das raízes africanas que moldam a identidade do Brasil. É a ancestralidade dizendo: "estamos aqui, e temos muito a ensinar".
A abertura da exposição acontece no dia 7/5 (quarta-feira), às 12h30 na área de convivência da BCo, com a presença de Carlos Eduardo Santa Maria, liderança negra de São Carlos e líder no movimento do samba rock na cidade.
Loany Santos é bióloga formada pela UFSCar, educadora, artista, empresária e mãe. Fundadora da empresa Gaia Lila, dedica-se à criação de materiais educativos que integram cultura, natureza, diversidade, aprendizado e ludicidade.
Já DaSilva é um artista plástico de São Paulo cujo trabalho se destaca por sua profunda conexão com as raízes culturais e espirituais do Brasil, especialmente as religiões de matriz africana, explora temas que vão além da superfície, mergulhando nas complexidades da existência humana, espiritualidade, e questões sociais.
As exposições e eventos da biblioteca são sempre gratuitas e a BCo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Não há necessidade de inscrições.
E-mail acaocultural.bco@ufscar.br