De 15/10/2024 a 17/10/2024
III Encontro Internacional - Ambiente de todos, ambiente para todos: ativismo ambiental como parte da solução
O tema central do evento "Ambiente de todos, ambiente para todos: ativismo ambiental como parte da solução" reflete o que tem sido pesquisado pelos membros do CEDA/UFSCar, sendo um momento de apresentar os resultados de suas pesquisas, debater com outros pesquisadores (brasileiros e estrangeiros) e avançar para a idealização de novas pesquisas nessa temática da Democracia Ambiental.
Na ocasião serão discutidos temas relacionados ao ativismo climático; ativismo e água; diversidade e meio ambiente; ativismo e saneamento básico; ativismo judicial e meio ambiente; ativismo e o planejamento urbano; populações tradicionais; ambiente e ativismo; e ativismo normativo.
O público-alvo é formado por juristas, sociólogos, antropólogos, cientistas políticos, cientistas ambientais, engenheiros, arquitetos e urbanistas, técnicos e demais profissionais especializados; pesquisadores, professores universitários, alunos de pós-graduação dos cursos afins ao evento; membros do Ministério Público Estadual e Federal e do Poder Judiciário Estadual e Federal, e demais pessoas interessadas no tema.
Serão aceitas inscrições de trabalhos completos para apresentação oral. Os trabalhos apresentados no evento serão publicados em forma de capítulo de livro (e-book) de cada GT (Grupo de Trabalho) e disponibilizados neste site. Entre os trabalhos apresentados serão selecionados os mais bem avaliados, conforme critérios do edital, para serem publicados na Revista Cedoua (Centro de Estudos de Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente) da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; ou na Revista Culturas Jurídicas da Universidade Federal Fluminense (Qualis Capes A2); ou, ainda, na Revista Fórum Ambiental da Alta Paulista (Qualis Capes A2).
Os trabalhos serão recebidos até 29 de julho de 2024. Até o dia 15 de maio as taxas de inscrição têm valor reduzido.
Local: Campus São Carlos da UFSCar
Realização: Instituto Jurídico (IJ) da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Centro de Estudos em Democracia Ambiental (CEDA), vinculado ao Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAm) da UFSCar
Mais informações:

Site CEDA