De 21/11/2023 a 25/11/2023
IV Semana de Geografia - Professora Rita de Cássia Lana
Com o tema "Professores/as de Geografia como agentes transformadores/as da Educação Básica" a Semana, além de homenagear a professora do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So) Rita de Cássia Lana, in memorian, tem como principal objetivo aproximar a escola e a Universidade.
A ideia é promover um encontro dialógico a partir do qual se possa refletir sobre educação proposta nos programas oficiais e a educação que se quer desde a escola básica até as universidades. A palestra de abertura será proferida pelo professor Manoel Fernandes de Sousa Neto, do Departamento de Geografia da USP, no auditório do ATLab, no dia 21 de novembro, às 19 horas. Nos dias seguintes, haverá apresentações de trabalhos e minicursos.
Para o encerramento, no dia 24 de novembro, também no auditório do ATLab, Adriana Dalva de Lara Oliveira, professora da rede pública estadual, e Ana Paula Souza Brito, orientadora pedagógica da rede municipal de ensino de Sorocaba e professora no curso de Pedagogia do Instituto Federal de Sorocaba, farão um "encontro dialógico" entre a escola e a universidade, discutindo os desafios da formação de professores. Para o dia 25 de novembro, está previsto um trabalho de campo.
Local: Campus Sorocaba da UFSCar
Realização: Curso de Geografia da UFSCar