Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 01-12-2022 15:00
UFSCar entrega título de Doutor Honoris Causa para Dermeval Saviani
UFSCar entrega título de Doutor Honoris Causa para Dermeval Saviani. Imagem: Divulgação

A UFSCar entrega na próxima terça-feira, dia 6 de dezembro, o título de Doutor Honoris Causa para o professor Dermeval Saviani. A sessão pública e solene do Conselho Universitário (ConsUni) será transmitida no Canal UFSCar Oficial no Youtube. Na ocasião, a comunidade universitária homenageará o docente, que, com um trabalho desenvolvido ao longo de décadas, contribuiu e e segue contribuindo de maneira singular com a educação brasileira e com o campo da pesquisa educacional, inclusive com repercussões internacionais, principalmente, na América Latina. Saviani colaborou ainda de forma significativa com a implantação do curso de Pós-Graduação em Educação na UFSCar, no qual atuou, a partir de 1975, como professor titular.

A outorga do título de Doutor Honoris Causa é concedida a grandes personalidades que tenham contribuído para o progresso da Universidade, da região ou do País, ou que tenham se destacado pela atuação em favor das Ciências, das Letras, das Artes ou da Cultura em geral. A homenagem foi proposta por quatro Programas de Pós-Graduação da Universidade: os Programas de Pós-Graduação em Educação, do Campus São Carlos - fundado pelo homenageado há 48 anos - e do Campus Sorocaba, o Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação e o Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.

"As marcas positivas deixadas por ele não podem ser apagadas. Suas inúmeras contribuições na formação de pesquisadores e pesquisadoras em Educação refletiram e ainda se refletem na Universidade, bem como em outras instituições de ensino e pesquisa do País e fora dele. Suas colaborações se fazem presentes de modo ímpar", afirma Ana Beatriz de Oliveira, Reitora da UFSCar. A cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa para o professor Dermeval Saviani acontece no Anfiteatro da Reitoria, localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar, a partir das 10 horas da manhã.

O conhecimento produzido por Dermeval Saviani é referência das mais significativas para a história da educação nacional e as teorias pedagógicas. Sua produção acadêmica está presente em leituras e discussões de disciplinas e grupos de pesquisa, sendo esta contribuição essencial para diversos estudos e pesquisas. O homenageado formulou, originalmente, a Pedagogia Histórico-Crítica, defensora de uma visão crítica da educação, que deve estar relacionada à humanização. Ou seja, a educação deve tornar acessível os conhecimentos produzidos pela humanidade por meio da problematização da realidade. A teoria entende a atuação do professor da educação básica como parte do processo de transformação da sociedade, reforçando o caráter político de seu trabalho pedagógico.

Perfil

Nascido em 25 de dezembro de 1943, em uma área rural do interior de São Paulo, filho de imigrantes italianos lavradores nas fazendas de café, Dermeval Saviani teve um galpão de madeira como sua primeira escola na periferia de São Paulo. Anos mais tarde, quando estava no 4º ano de Filosofia, iniciou-se no magistério, dando aulas de Filosofia da Educação. Em 1967, começou oficialmente a atividade docente no curso de Pedagogia da PUC, sempre entusiasmado e com muita dedicação, articulando organicamente teoria e prática. A partir de 1972, passou a trabalhar também na Pós-Graduação.

Fundador e presidente de honra do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil", que conta com mais de 40 Grupos de Trabalho espalhados pelo Brasil - sendo que um deles está no Programa de Pós-Graduação em Educação no Campus Sorocaba da UFSCar, criado em 2018 -, Saviani é Doutor Honoris Causa pela Universidade de Tiradentes, localizada em Sergipe, e pelas Universidades Federais da Paraíba e de Santa Maria. Também já foi agraciado com a Medalha do Mérito Educacional do Ministério da Educação e foi vencedor do Prêmio CAPES Anísio Teixeira pela contribuição à educação básica e, por três vezes, foi agraciado com o Jabuti. É ainda professor Emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Universidade Estadual de Campinas.

Dermeval Saviani contribuiu de forma decisiva com a construção de políticas públicas educacionais nas últimas décadas, com destaque para a elaboração do primeiro esboço da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ainda foi sócio-fundador da Associação Nacional de Educação, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, do Centro de Estudos Educação e Sociedade, do Centro de Estudos da Cultura Contemporânea e Presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação. Foi ainda membro titular e coordenador do Comitê de Educação do CNPq e do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.