Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 03-08-2022 09:00
Curso online de Gestão e Auditoria Ambiental recebe inscrições
Curso de Aperfeiçoamento em Gestão e Auditoria Ambiental recebe inscrições. Imagem: Divulgação
Para complementar a formação acadêmica e atender a demanda por profissionais tecnicamente mais qualificados, estão abertas as inscrições para o curso online de aperfeiçoamento em Gestão e Auditoria Ambiental da UFSCar. O trabalho do profissional em auditoria ambiental tem sido fundamental para identificar possíveis impactos causadores de diferentes problemas para a sociedade. Tendo como base a legislação brasileira, o auditor avalia uma determinada região e colabora para minimizar os efeitos indesejáveis dos sistemas de produção modernos.

As aulas estão previstas para começar no dia 20 de agosto. O curso traz desde conceitos de sustentabilidade até diretrizes para certificações socioambientais. Os estudantes aprendem a levantar os dados, caracterizar os principais aspectos, avaliar possíveis consequências e elaborar relatórios. O aperfeiçoamento também é destinado para quem não tem familiaridade com certificação ambiental. A grade curricular apresenta o histórico e os aspectos mais relevantes, assim como as principais questões e tendências socioambientais globais da atualidade, com exemplos de certificações nacionais e internacionais. Ainda são tratados os biomas brasileiros e indicadores de desempenho para avaliar performances sustentáveis.

Como o comportamento do profissional é uma das questões mais importantes para o sucesso de uma auditoria, é preciso estar preparado para eventuais conflitos. Por isso, a formação aborda neurociência, os principais aspectos emocionais e racionais, técnicas de vocalização e de discursos para comunicação não violenta. Com um corpo docente formado por professores da própria UFSCar e profissionais do mercado de trabalho, a iniciativa é ofertada pela UFSCar em parceria com a Associação Portuguesa de Certificação (Apcer), organização reconhecida internacionalmente pela sua atuação e acreditada junto ao Inmetro para realizar inspeções e treinamentos.

Profissionais do setor público e privado com formação em nível superior podem participar. Aqueles que concluírem o aperfeiçoamento recebem um certificado da UFSCar e outro de Auditor da ABNT/NBR/ISO 14001:2015, emitido de forma independente pela Apcer. O formulário de inscrições e mais informações, como valor de investimento, estão disponíveis na Plataforma BOX UFSCar.