Gisele Bicaletto - Publicado em 25-06-2020 13:00
Grupo da UFSCar dá orientação online sobre gestação, parto e maternidade
Grupo da UFSCar atende mulheres e suas famílias (Foto: Freepik)
Um grupo de professoras e estudantes da UFSCar está promovendo atividades de apoio online que abordam a gestação, parto, pós-parto, amamentação, cuidados com recém-nascidos, parentalidade, exercícios físicos e prevenção de problemas na maternidade. Essa ação de educação em saúde é realizada desde 2013, mas, em virtude da pandemia de Covid-19, os encontros passaram a ser virtuais.

A iniciativa integra o projeto de extensão "Atendimento e apoio à gestação, parto, amamentação e maternagem saudáveis", coordenado pela professora Jamile Bussadori, do Departamento de Enfermagem (DEnf) da UFSCar, e conta com as professoras Natália Salim e Natália Stofel, também do DEnf, e Ana Carolina Beleza, do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade. O grupo tem a participação de alunas de graduação e pós-graduação em Enfermagem e Fisioterapia da UFSCar.

Os encontros virtuais dão dicas e truques para minimizar desconfortos comuns na gravidez; informações sobre pré-natal, tipos e local do parto, trabalho de parto e métodos de alívio da dor. Sobre o pós-parto, o grupo enfoca o puerpério, autocuidado, rede de apoio, orientações ergonômicas e volta ao trabalho. Há também trocas de experiências sobre amamentação e cuidados diários com o bebê, entre outros temas.

"Normalmente, a gestação e o pós-parto geram dúvidas e incertezas, que tem sido potencializadas pela pandemia. Assim, o grupo assume um importante papel de acolhimento, apoio e até de descontração... rimos muito nos encontros, mas, também, choramos nossas angústias, o que é fantástico e terapêutico! Além disso, oferecemos informações para que as mulheres e suas famílias façam escolhas conscientes", destaca Bussadori. As atividades são abertas às mulheres e seus familiares.

Maria Júlia Fonseca está com 27 semanas de gestação e participa das atividades. "Além de contar com profissionais da área que transmitem informações confiáveis e que se dispõem a tirar todas as minhas dúvidas, pude entrar em contato com outras mães e consegui a rede de apoio que tanto queria. O grupo está sendo fundamental para formação do meu conhecimento de gestante e futura mãe", afirma ela. Mamãe do Téo, Marcella Gautê, acredita que o grupo ofereceu a oportunidade de "formar uma rede de mulheres unidas, capaz de recriar a realidade. Uma nova realidade para os novos 'serzinhos' do amanhã", destaca.

Os encontros são realizados todas as segundas-feiras, às 16 horas. Além das sessões online, alguns casos são atendidos individualmente, conforme a necessidade das participantes. Atualmente, o grupo está completo, mas as pessoas interessadas podem enviar um e-mail para a coordenadora do projeto (jamile@ufscar.br) para que a possibilidade de adesão ou a criação de nova turma sejam avaliadas. Mais informações também podem ser solicitadas pelo e-mail da professora Jamile Bussadori.