Denise Britto - Publicado em 25-06-2020 13:00
Empresas juniores do Campus Sorocaba dobram número de projetos
Empresas juniores do Campus Sorocaba batem recorde de faturamento em 2019 (Foto: Divulgação)
Ao longo de 2019, as seis empresas juniores do Campus Sorocaba da UFSCar realizaram 50 projetos para organizações da região, voltadas principalmente a micro e pequenos negócios. O valor captado pelos projetos, que soma pouco mais que R$ 92 mil, é o maior já registrado na história do Campus. De 2018 para 2019, o faturamento das EJs cresceu 50% e mais que dobrou em número de projetos.

Uma Empresa Júnior (EJ) é uma entidade discente, sem fins lucrativos, que integra um dos pilares da universidade pública -  a extensão -, e é responsável por realizar trabalhos úteis à sociedade. Com os serviços prestados pelas EJs da UFSCar, micro e pequenos empreendedores de diversas cidades alavancaram seus negócios.

A estudante de Administração, Luiza Trabachini, explica um dos motivos para o desempenho das EJs: "Recebemos muito apoio dos professores diante dos nossos projetos. Sempre que precisamos, podemos contar com a orientação dos docentes e outros servidores". Entre eles está o professor Ismail Barra Nova de Melo, Diretor do Campus Sorocaba. "O empreendedorismo tem que estar à frente das lideranças das empresas juniores. A formação do aluno que participa de uma EJ é muito mais completa", afirma ele.

Atualmente, as seis EJs do Campus Sorocaba envolvem mais de 100 jovens, com diversos perfis e diferentes áreas de atuação: a empresa Líder Jr é formada por estudantes do curso de Engenharia de Produção; a Meta Jr, por alunos de Administração; a Otimiza, pelos graduandos em Economia; a EcoFlorestal Jr, é composta por estudantes da Engenharia Florestal; a Turismo Práxis Jr., do Turismo; e a Ambiens Jr, por alunos das Ciências Biológicas.

De acordo com os integrantes das EJs do Campus Sorocaba, o crescente número dessas entidades se dá pelo interesse em buscar uma formação empreendedora e uma vivência empresarial, independentemente do curso. "Em 2019 fundamos nossa EJ", conta a estudante Rebeca Castor, do curso de Ciências Biológicas. "A partir de então, nossos membros passaram a entender como participar de uma uma EJ contribui positivamente para a nossa formação profissional e pessoal, pois a cada dia aprendemos coisas novas, além de colocarmos em prática o que aprendemos em sala de aula", completa.

Todo o recurso do faturamento das EJs do Campus Sorocaba é revertido para as próprias empresas, servindo para o pagamento de despesas, manutenção e crescimento das entidades, e também para a formação empresarial de seus membros, custeando a participação em eventos de empreendedorismo e em capacitações.

Diversos projetos realizados por essas empresas juniores estão sintonizados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2019, as seis empresas juniores executaram um total de 14 ODS, entre eles, o Objetivo 8, relativo à Trabalho Decente e Crescimento Econômico, e o Objetivo 3, de Saúde e Bem-estar.