Denise Britto - Publicado em 19-02-2020 13:00
UFSCar oferta curso gratuito sobre smartphones para terceira idade
Curso terá aulas práticas; inscrições estão abertas (Foto: Freepik)
O Departamento de Computação (DComp-So) do Campus Sorocaba da UFSCar promove a partir de março a atividade de extensão "InterGerações - introdução ao uso de recursos e apps em smartphones", voltada para a terceira idade. Por meio de um método de ensino diferenciado e acolhedor, a iniciativa busca estimular o público idoso a ter autonomia no uso de celulares e aplicativos. "Serão vistos tópicos sobre configuração de smartphones, com horário, tamanho de fonte etc; uso de aplicativos de mensagens, redes sociais, agenda e de serviços; nesta edição, também vamos inserir  tópicos de segurança da informação", descreve a professora Luciana Zaina, do DComp-So.

Os encontros terão início em 21 de março e ocorrem sempre aos sábados, das 9 às 11 horas (exceto feriados), no Núcleo de Extensão "Educação, Tecnologia e Cultura" (NETC-So), do Campus Sorocaba da UFSCar. O Núcleo fica na Rua Maria Cinto de Biaggi, 130, bairro Santa Rosália, em Sorocaba.

Esta é a terceira edição do curso. "Mais importante do que ensinar o público da terceira idade a usar o smartphone é torná-lo independente nesse uso. Assim, os encontros não têm formato de aula tradicional. As aulas são totalmente práticas e o participante usa seu próprio smartphone. Temos um professor e a cada três alunos um tutor acompanha de perto as atividades. Os tutores são todos alunos do curso de graduação em Ciência da Computação da UFSCar e estão preparados para lidar com as demandas do nosso público-alvo", conta Zaina, que também é uma das coordenadoras do projeto Computing to You! (C2Y!), cujo objetivo é levar o modo de pensar da Computação para a sociedade.

Vagas e inscrições
O curso é gratuito e oferece 30 vagas, a serem preenchidas por ordem de inscrição. As inscrições estão abertas até 6 de março e devem ser feitas por meio deste formulário online. "O projeto é para a terceira idade, por isso pessoas com 60 anos ou mais têm prioridade. Caso sobrem vagas podemos admitir pessoas entre 55 a 60 anos. Se tivermos mais candidatos que vagas também criaremos uma lista de espera", detalha a professora. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail lzaina@ufscar.br.