Flávia Salmázio - Publicado em 14-02-2020 13:00
Escola de Verão em Química recebe participantes de todo o Brasil
A 40ª edição do evento recebe pessoas de 10 estados brasileiros e convidados internacionais
A 40ª Edição da Escola de Verão em Química "Prof. Dr. José Tércio Ferreira" segue até a próxima sexta-feira (14), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - campus São Carlos. São 146 pessoas, de 10 Estados brasileiros, entre estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área que estão participando da Escola. Além disso, 4 convidados estrangeiros: 2 da Alemanha, 1 dos Estados Unidos e 1 da Inglaterra, integram o grupo de atividades.

Na segunda-feira (10), a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, esteve na abertura do evento. "A Escola de Verão em Química é uma iniciativa muito interessante, pois busca ampliar as discussões e os diálogos, promovendo avanços na fronteira do conhecimento", disse ela. A Reitora destacou ainda a importância da participação de pesquisadores internacionais. "A troca de experiências e conhecimentos fica mais rica com a presença de cientistas de outros países", completou.

A Professora do Departamento de Química, Arlene Gonçalves Correia, é a Presidente da Comissão Organizadora da edição história da Escola. "Em 40 anos, centenas de estudantes e profissionais foram formados e transformados pela Escola de Verão em Química. São inúmeras atividades voltadas para a ampliação dos conhecimentos em química e, também, para a formação de recursos humanos para os mais variados segmentos da indústria", explicou a Professora.

A palestra de abertura foi ministrada pela Professora do Departamento de Química, Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva, que coordenou a 1ª Edição da Escola de Verão em Química, em 1981. "Desde o início, a Escola de Verão em Química trouxe para a comunidade acadêmica novos conhecimentos com a participação de pesquisadores da Europa, Estados Unidos ou Inglaterra. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história", contou. Com mais de 100 artigos publicados, a Professora atua no Departamento de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais. Ela apontou para os participantes inúmeros caminhos da Química; foi homenageada pela organização da Escola e por todos estes anos de dedicação ao estudo da Química.

Participantes - A 40ª Edição da Escola de Verão em Química atraiu pessoas de vários estados brasileiros: Amazonas, Pará, Rondônia, Maranhão, Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

Do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Açailândia, 26 estudantes participaram da Escola de Química. Para isso, enfrentaram quase 30 horas de viagem num micro-ônibus. "Fomos estimulados por professores que passaram pela UFSCar. Nosso curso é muito recente e a Escola de Verão em Química está nos mostrando outras vertentes de atuação em áreas da Química", contou Luana de Oliveira, estudante de licenciatura em Química.

"Demos o primeiro passo para ampliação do nosso conhecimento. Acredito que iremos incrementar a pesquisa no Maranhão, que ainda é muito pequena. Uma ligação entre o IFMA e a UFSCar vai agregar bastante no ensino do Estado", comemorou o estudante Lendeson Bezerra, também do IFMA - Açailândia.

Confira no canal da TV UFSCar a reportagem sobre a Escola de Verão em Química aqui.