Gisele Bicaletto - Publicado em 05-11-2019 13:00
Conferência Ampliada de Saúde Mental da UFSCar será no dia 19/11
Evento será no dia 19/11 e as inscrições já estão abertas (Foto: Acervo CCS/UFSCar)
No dia 19 de novembro, será realizada a Conferência Ampliada de Saúde Mental da UFSCar, com o objetivo de debater propostas para a construção de subsídios e diretrizes de Saúde Mental para a Universidade. O evento é aberto a servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes da Instituição e a colaboradores externos interessados na temática. As atividades acontecem entre 8h30 e 17 horas, no Campus São Carlos.

A Conferência Ampliada foi precedida por conferências locais promovidas nos campi São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. As propostas debatidas preliminarmente nos encontros locais - nos quais também foram eleitos delegados para participar da Conferência Ampliada - serão rediscutidas, de modo a se deliberar sobre as proposições de ações de Saúde Mental organizadas em torno de sete eixos: 1. Promoção e Prevenção; 2. Redução de Danos; 3. Assistência; 4. Gestão de dados, informações e pesquisa; 5. Acadêmico e Pedagógico; 6. Corregedoria e Aspectos Éticos; e 7. Combate à Violência Institucional.

As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas com o preenchimento deste formulário online. Também poderão ser feitas inscrições presenciais no local da Conferência, antes do início das atividades, previsto para 8h30, no auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), que fica no edifício de aulas teóricas AT2, na área Sul do Campus São Carlos.

Programação
A Conferência Ampliada terá uma abertura, às 8h30, com a participação das autoridades presentes e, na sequência, será apresentado o histórico da Comissão para Estudos de Saúde Mental para a UFSCar e da construção dos eixos propostos. Após essa exposição, os participantes serão divididos em grupos de trabalho, de acordo com os eixos. Os grupos se reunirão até as 12 horas, em salas reservadas da área Sul do Campus. A partir das 14 horas, os debates serão retomados em plenária, no auditório da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM), também na área Sul.

Todos os inscritos terão direito a voz nas discussões da plenária, quando haverá o relato das discussões realizadas em cada um dos grupos. Os delegados eleitos nas conferências locais terão direito a voz e voto. O encerramento está previsto para 17 horas, e as deliberações da Conferência Ampliada nortearão a elaboração do relatório final da Comissão, presidida por Jair Borges Barbosa Neto, docente do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar.