Flávia Salmázio - Publicado em 31-10-2019 13:00
UFSCar representa o Brasil em Conferência do G-20 sobre energia limpa
UFSCar representa o Brasil em Conferência do G-20
A UFSCar, convidada para a Conferência "Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias de Energia Limpa", apresentou suas principais pesquisas nas áreas de energia limpa em reunião do G-20. Única Instituição brasileira convidada, a UFSCar foi representada por seu Vice-Reitor, Prof. Dr. Walter Libardi.

A Conferência ocorreu na cidade de Tóquio, no Japão, em 11 de outubro de 2019. O atual Presidente do G-20 é o Primeiro Ministro japonês, Shinzo Abe. No Congresso de Davos, neste ano, o Primeiro Ministro do Japão apresentou preocupação com a elevada produção de CO2, que é majoritariamente oriunda dos países integrantes do G-20. Com apoio do National Institute of Advanced Industrial Science and Technology (AIST) foi organizada a 1ª Conferência em Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias de Energia Limpa dos países signatários do G-20.

O Vice-Reitor da UFSCar apresentou pesquisas sobre produção, armazenamento e utilização de hidrogênio, bem como pesquisas sobre produção de energia através da biomassa, principalmente relacionada à cana-de-açúcar. O objetivo da Conferência sobre Energia Limpa foi reunir forças para inovar em prol da sustentabilidade, bem como avançar a fronteira do conhecimento de maneira conjunta.