Denise Britto - Publicado em 08-04-2019 13:00
Pós-graduação em Ciência dos Materiais completa dez anos
PPGCM-So celebra dez anos com encontro no dia 22 de abril (Foto: Mariana Ignatios - CCS/UFSCar)
O Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM-So) do Campus Sorocaba da UFSCar está completando, em 2019, dez anos de atividades. Nesse tempo, o programa coleciona conquistas, entre elas, a abertura do curso de doutorado em 2019 - possível em virtude da nota obtida pelo Programa junto à Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que passou de 3 para 4 na Avaliação Quadrienal em 2017.

"O PPGCM-So foi um dos primeiros programas de pós-graduação do Campus Sorocaba da UFSCar e é o único da Instituição a estar na área de avaliação da Capes em Materiais", afirma a professora da UFSCar vinculada ao programa, Marystela Ferreira, referindo-se também ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) do Campus São Carlos, cadastrado na área de Engenharias 2.

Segundo a professora, de 2011 a 2019 o PPGCM-So já realizou 96 defesas de dissertações. De 2009 a 2019, foram 16 turmas para ingresso no mestrado e, em 2019, teve início a primeira turma do curso de doutorado. "Para os próximos dez anos, a principal meta é fortalecer o programa de doutorado recém-criado e aumentar o número de docentes credenciados e de alunos, para evolução de nota nas próximas avaliações Capes", destaca a professora, que está organizando o evento comemorativo dos dez anos do Programa.

O PPGCM-So do Campus Sorocaba conta com duas áreas de concentração: "Materiais Funcionais e Polímeros de Fontes Renováveis" e "Nanociência e Nanotecnologia de Materiais", que agrupam as linhas de pesquisa Blendas e Compósitos; Materiais Lignocelulósicos; Síntese e Caracterização de Materiais Poliméricos e Polímeros Biodegradáveis; Caracterização de Filmes Finos e Interfaces; Materiais Nanoestruturados e Nanocompósitos; e Materiais Metálicos.

Em termos de estrutura,o programa conta com a sala da Secretaria do Programa e salas de estudos, alocadas no Centro de Ciências de Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), além de laboratórios de pesquisas dos docentes credenciados, provenientes de diversas instituições como PUC (campus de Sorocaba), Instituto Federal de São Paulo (IFSP - campus de Itapetininga), Fatec (campus de Sorocaba) e a própria UFSCar. Atualmente, integram o PPGCM-So onze professores permanentes e três colaboradores.

Evento comemorativo
Para celebrar os dez anos do PPGCM-So, será realizada no dia 22 de abril uma reunião com a participação de egressos para conversar sobre a importância do Programa na formação de profissionais e pesquisadores. O evento busca promover um encontro dos alunos atuais e egressos, além de professores que já passaram pelo Programa e aqueles que fazem parte atualmente. O evento acontecerá às 13h30 no auditório do CCTS.

Saiba mais sobre o PPGCM-So no site www.ppgcm.ufscar.br.