Denise Britto - Publicado em 21-03-2019 13:00
Projeto Pequenas Cientistas recebe inscrições para cursos
Alunas do Projeto durante prática em laboratório (Foto: Projeto Pequenas Cientistas/UFSCar)
Estão abertas as inscrições para a terceira edição do projeto de extensão Pequenas Cientistas - antes intitulado Meninas com Ciência - realizado pelo Campus Sorocaba da UFSCar. A formação é conduzida unicamente por cientistas mulheres e voltada a meninas do Ensino Fundamental II (5º ao 9º ano), de escolas públicas e privadas. O intuito é aproximar as jovens da ciência, promovendo cursos aos finais de semana sobre diferentes linhas de pesquisas e sobre como é a vida de pesquisadoras nas diversas áreas científicas.

De acordo com as organizadoras, "de forma dinâmica, o projeto visa à total construção de conhecimento, quebrando paradigmas não somente de gênero mas também científicos; com isso, aproxima a criança de um universo que pode lhe parecer inalcançável, devido ao machismo que perpetua na nossa sociedade e distancia as meninas do meio científico e tecnológico".

Este ano a programação terá cursos em Paleontologia, Astrobiologia, Neurociência, Patologia Oral e Genética e Biodiversidade que serão realizados durante os sábados do mês de abril, das 8h30 às 17 horas, no Campus Sorocaba da Universidade. As atividades são ministradas por pesquisadoras convidadas - mestrandas, doutorandas, doutoras e professoras - de instituições do estado de São Paulo, entre elas a própria UFSCar, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade de São Paulo (USP).

Adrielli Silva Bielssa, 16 anos, participou de todos os cursos do projeto em 2017, quando estava no 9º ano do Ensino Fundamental. "Foi um momento único e especial. Acredito que todas as meninas que puderem devem participar. É importante que elas participem não só por conquistar conhecimentos, mas também para conhecer pessoas novas e perceber que as próximas 'Marie Curie', 'Rosalind Franklin' e 'Katherine Johnson' serão elas, e que, sim, elas podem mudar o futuro de nossa humanidade com a ciência, e acima disso com sua força de vontade", avalia. Entre os destaques da formação, a estudante aponta as aulas práticas "que foram realmente incríveis, principalmente nos momentos em que pudemos utilizar objetos para estudar determinadas matérias e até mesmo fazer um pouco do que, provavelmente, faremos no futuro", conta a estudante.

Inscrições
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia 24 de março pelo formulário online disponível no site e na página do Facebook do projeto. Podem se inscrever meninas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas  públicas e privadas. São oferecidas 50 vagas, a serem preenchidas por meio de sorteio.

O projeto de extensão foi idealizado no Museu Nacional do Rio de Janeiro (RJ) em 2016. Com resultados promissores, a primeira edição em São Paulo foi realizada em 2017, no Campus Sorocaba da UFSCar; em 2018, o projeto ocorreu na USP e, agora, em sua terceira edição, retorna à UFSCar.

Na UFSCar, a iniciativa é conduzida por Lívia Rodrigues Pinheiro, professora do Departamento de Biologia (DBio-So); Thaís Rabito Pansani, bióloga e doutoranda em Ecologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN-So); Luana Salum Matiazzo, bacharel em Ciências Biológicas; e Júlia Oliveira, graduanda em Ciências Biológicas, todas pela UFSCar.

As informações completas podem ser obtidas no site do projeto Pequenas Cientistas.