Denise Britto - Publicado em 20-03-2019 13:00
UFSCar firma acordo com maior universidade pública da Tunísia
Maior universidade da Tunísia firma acordo com a UFSCar (Foto: Pixabay)
Fruto de histórico acordo de cooperação acadêmica internacional entre o Brasil e a Tunísia - país situado no norte do continente africano -, a UFSCar receberá neste mês de março uma delegação tunisiana composta pela Reitora da Universidade de Cartago (Ucar, maior universidade pública da Tunísia), Olfa Ben Ouda; pela Reitora da Universidade de Manouba, Jouhaina Gherib; e pelas professoras Marjene Gana, da Escola Politécnica da Tunísia, e Cherifa Lakhoua, da Ihec Carthage (Institut des Hautes Etudes Commerciales). Elas visitam os campi da UFSCar em São Carlos, na tarde do dia 22 de março, e em Sorocaba, na manhã do dia 25 de março.

"Esta é a primeira vez que a maior universidade pública da Tunísia assina convênio com uma instituição brasileira. Por parte da UFSCar, até então não tínhamos nenhum contato direto com as narrativas, vozes e perspectivas desse país do norte africano, altamente turístico, localizado na costa do Mediterrâneo. Portanto, temos muito a ganhar no campo de estudos do Turismo", destaca Cesar Alves Ferragi, docente do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So) do Campus Sorocaba.

Em São Carlos, elas se encontrarão com a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann. Em Sorocaba, as professoras da Tunísia ministram palestra para os alunos da disciplina "Empreendedorismo no Turismo", com os temas "Turismo na Tunísia" e "Empreendedorismo no Turismo".

"Os nossos alunos vão saber que eles podem, se quiserem e encontrarem as condições, estudar no período de um semestre a um ano na Universidade de Cartago, localizada em uma ex-capital de império, onde passaram tantas civilizações, e com a qual a UFSCar acabou de assinar convênio ativo para mobilidade acadêmica estudantil", ressalta Ferragi.

Acordo de cooperação
O acordo geral de cooperação acadêmica e científica entre a UFSCar e a Ucar foi firmado em 9 de novembro de 2018, por meio da Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter) da UFSCar, e teve início a partir de um contato do professor Cesar Ferragi com uma das professoras da Tunísia.

"Com cursos em diversas áreas, acredito que inúmeros resultados positivos, além de eventuais outros benefícios dessa cooperação transatlântica entre Brasil e Tunísia, podem ser auferidos por toda a UFSCar", avalia Ferragi. "Todo ano, poderemos enviar dois estudantes nossos e receber dois da Ucar, com isenção das taxas escolares, porém sem auxílio monetário, ou seja, o estudante deve cocriar suas condições de participação", conclui o professor da UFSCar.