Denise Britto - Publicado em 19-03-2019 13:00
UFSCar aplica novas metodologias em cursos sobre gestão da inovação
Estudantes do MBI durante imersão na Floresta Nacional de Ipanema (Foto: Zare Ferragi)
Inteligência artificial; blockchain; manufatura digital; realidade virtual aumentada, estendida e misturada; Internet das Coisas. Essas são algumas das novas tecnologias disponíveis para a inovação nas empresas de diversos setores da economia. Para atualizar os profissionais frente às mudanças ocasionadas por essas tecnologias, o Campus Sorocaba da UFSCar tem oferecido novas propostas de ensinar e aprender.

A Universidade incorporou em alguns cursos sobre gestão empresarial e da inovação, sobretudo no âmbito da pós-graduação, conteúdos como Liderança e Relação Interpessoal, Inteligência Competitiva, Sustentabilidade e Biomimética, trabalhados a partir de metodologias diferenciadas, como imersão e mindfulness (atenção plena). "O principal desafio é lidar simultaneamente com dois mundos: de um lado, o surrado business as usual das empresas - o mundo velho - , que corre risco de extinção nos próximos anos, e do outro o caos criativo das startups, que nascem no bojo da era exponencial - mundo novo", avalia o professor André Coimbra Felix Cardoso, do Departamento de Administração (DAdm-So) do Campus Sorocaba da UFSCar.

Ele explica que vivemos a chamada era exponencial, termo relacionado à famosa Lei de Moore: a capacidade de processamento, devido à quantidade de transistores nos circuitos integrados, dobra a cada dois anos. Ou seja, essas tecnologias não seguem uma lógica linear, mas exponencial. "Por isso, transforma muito rápido a nossa vida e a forma como vivemos. Não só as empresas mas cada indivíduo precisa se preparar para lidar com essas tecnologias, com vistas a não se tornar vítima das mudanças que vêm por aí. Elas podem ser fonte de aprisionamento ou de libertação, dependendo de como você as encara e lida com elas", afirma Cardoso.

Nesse contexto, o perfil do aluno, que procura se aprimorar constantemente, também mudou. Keli de Araujo Rocha, graduada em Direito e licenciada em Gestão de Turismo, já tem mestrado em Educação e está cursando, atualmente, o Master in Business Innovation (MBI) na UFSCar, coordenado por Cardoso. "Busquei esse curso por diversas razões: a proposta pedagógica, a abordagem inovadora do projeto, o módulo internacional que integra a formação e a fidedignidade da instituição", destaca ela.

"Quando eu me matriculei no curso, era bolsista do CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico] em um programa específico de inovação, motivo pelo qual procurei o MBI. E, imediatamente, os benefícios foram visíveis na minha atuação profissional: passei a aplicar os conhecimentos nas aulas que leciono em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação", conta Rocha. "Sou professora e as metodologias utilizadas em aulas pelos docentes do MBI são fonte de inspiração para o meu trabalho. E ainda consigo aplicar muitas informações em projetos pessoais que comecei a desenvolver", detalha.

Entre os conteúdos, ela dá destaque especial à Teoria U, "que eu entendo ser a base do MBI e que o torna tão experiencial. A proposta da Teoria U proporciona uma vivência muito impactante no processo de autoinovação. E entendo que foi marcante tanto para mim quanto para o restante da minha turma ter tido a oportunidade de experienciar a Teoria U de forma tão profunda, atuando em nosso mindset [maneira de pensar que orienta nossas ações]", conta.

Outro aluno do MBI, Klaus Marcel de Mendonça Duske, atua desde 1997 em uma multinacional alemã, ocupando hoje a posição de gerente de inovação. Mesmo após tantos anos no mercado de trabalho, ele vê a especialização como uma contribuição que vai muito além do seu desenvolvimento na área. "Percebo sistematicamente ao longo dos conteúdos abordados pelo curso uma sequência importante de ferramentas que colaboram no desenvolvimento pessoal e profissional em qualquer área de atuação empresarial. O curso capacita pessoas para um mercado ainda não conhecido por nós e garante longevidade profissional àqueles que se aventuram e se comprometem com seu conteúdo", garante. "Hoje, já com 44 anos de idade, percebo quanto a experiência que trago precisa de novas referências direcionadas ao mercado, no qual ainda terei que trabalhar por pelo menos por mais 30 anos. O curso traz essa possibilidade de revisitar meus paradigmas pessoais e a possibilidade da garantia da minha qualidade de vida", afirma.

Entre os assuntos que mais chamaram a atenção de Duske durante as aulas estão design thinking, educação circular e processos de interação entre grupos e inteligência artificial. "Confesso que muitos dos conteúdos apresentados me impressionaram profundamente", conclui.

Inscrições para o MBI
O Master In Business Innovation (MBI) da UFSCar é ofertado nos campi São Carlos e Sorocaba da Universidade e também em São Paulo e Campinas, onde há grande concentração de profissionais com perfil para essa oferta. O prazo para a inscrição no processo seletivo do MBI vai até o final de março, mas as vagas são limitadas. Mulheres têm desconto de até 30% do valor. Em São Paulo, Sorocaba e São Carlos as aulas são presenciais e ocorrem quinzenalmente, com duração de 24 meses. Em Campinas, as aulas são presenciais e semanais, com duração de 12 meses. Mais informações sobre o curso pelo site www.mbiufscar.com. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail contato@mbiufscar.com ou pelo telefone (11) 98267-7763.